quinta-feira, 31 de maio de 2018

Tribunais de Contas



Tribunal de Contas do Rio rejeita contas de 2017 de Pezão
Publicado em 31/05/2018 - 13:16
Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro




Por unanimidade, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) rejeitou as contas do governador Luiz Fernando Pezão referentes ao ano passado. Foram apontadas oito irregularidades, que resultaram em 10 determinações, e 31 impropriedades, que geraram 35 determinações. Além disso, foram feitas 18 determinações sem que houvesse registro de impropriedades. 


 Parecer sobre contas de Pezão agora será examinado pela Alerj (Tânia Rêgo/Arquivo/Agência Brasil)

Tanto o Corpo Instrutivo do TCE-RJ quanto o Ministério Público de Contas (MPC) concluíram pelo parecer contrário à aprovação das contas de Pezão. Considerando as duas manifestações, foi aberto prazo legal para que o governador apresente razões de defesa, o que foi feito por Pezão. Após reexame, todas as instâncias do tribunal consideraram que as alegações apresentadas não foram suficientes para justificar as irregularidades verificadas.

De acordo com o relator Marcelo Verdini Maia, o parecer prévio contrário do Tribunal de Contas inclui ainda cinco recomendações e cinco comunicações, além da determinação de duas auditorias governamentais. "Cabe destacar que o fato de determinada falha, em razão de sua menor gravidade, não vir a ser apontada como irregularidade nas contas, mas como impropriedade, não significa que ela não foi amplamente apreciada por este tribunal, tampouco que ela não terá que ser corrigida pelo administrador", diz o relator.

O documento, aprovado nesta quarta-feira (30) seguirá agora para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que julgará as contas, tendo como base o parecer técnico emitido pelo TCE-RJ. O Poder Legislativo é o responsável por esse julgamento, de acordo com a legislação. Não há data para que o tema seja apreciado pela Alerj.

Edição: Nádia Franco


quarta-feira, 16 de maio de 2018

É festa!


DUAS MIL FAMÍLIAS COMEMORAM ANÚNCIO DE LOTES URBANIZADOS DURANTE ANIVERSÁRIO DA CIDADE




Outros projetos habitacionais já estão tramitando no Ministério das Cidades e deverão ser anunciados em breve pelo governo municipal
“Lar da Nossa Gente” é o nome do novo projeto habitacional de interesse social anunciado na última quinta-feira, 10, pela Prefeitura de Parauapebas para beneficiar duas mil famílias de menor renda do município. “Este é um presente para nossa gente e principalmente um presente para pessoas que realmente precisam”, enfatizou o prefeito Darci Lermen ao citar as áreas habitadas atualmente por famílias pré-selecionadas para o projeto.

Em consenso com associações de moradores, com o Conselho Municipal de Habitação e outras entidades, o governo municipal, com o trabalho encabeçado pela Secretaria de Habitação (Sehab), anunciou que os beneficiários são provenientes de áreas de risco, como as palafitas do bairro Primavera, área ocupada no bairro Nova Vida, bairro Ipiranga e ocupação do Linhão, esta última localizada no bairro Tropical.
Para os moradores da ocupação do Linhão, o anúncio já havia sido feito em março de 2017 e, na ocasião, o governo municipal garantiu que daria início ao projeto, o que foi concretizado após passar por todos os trâmites necessários, incluindo aprovação na Câmara Municipal.

ÂNSIA E FELICIDADE
O anúncio realizado no dia em que o município de Parauapebas completou 30 anos de emancipação política deixou a Praça de Eventos lotada de famílias que esperavam ansiosamente pela lista dos pré-selecionados e comemoram com a confirmação do benefício.

Raimunda da Silva, 72 anos, moradora do bairro Tropical, não escondeu a emoção de estar entre os beneficiários: “Não tenho casa e não tenho como comprar. E ganhar uma casa me deixou feliz, muito feliz”, disse a dona de casa.

Outra beneficiária, Janice Alves, 29 anos, mesmo com a filha de apenas 17 dias de nascida, não deixou de comparecer ao anúncio. A moradora do bairro Ipiranga também saiu satisfeita: “Estou muito feliz! Consegui meu lar depois de algum tempo esperando, valeu muito a pena”, afirmou ela. 

Durante a cerimônia, 30 famílias receberam certificados simbólicos, enquanto que os demais beneficiários acompanharam a leitura e divulgação de seus nomes no telão.

HABITAÇÃO DIGNA
Os lotes serão doados em área urbanizada com pavimentação asfáltica, iluminação pública, saneamento básico e água encanada. Os beneficiários serão contemplados ainda com o apoio do kit construção. A verba será uma ajuda para as famílias que devem em breve participar do sorteio dos lotes e em seguida da entrega das unidades.
Segundo o prefeito Darci Lermen, outros projetos habitacionais para Parauapebas já tramitam no Ministério das Cidades. Além disso, está prevista ainda para este primeiro semestre a entrega de 1.392 apartamentos da fase ll do Residencial Alto Bonito, além das 1.194 unidades no Residencial Novas Carajás lX, iniciativa do governo federal por meio do programa Minha Casa Minha Vida, que deverá ser concluído com a retomada das obras após a selagem das unidades realizada pela Sehab este mês. 

A Prefeitura de Parauapebas está fazendo um grandioso esforço para contemplar ainda este ano o maior número possível de famílias com projetos habitacionais de interesse social e, ao mesmo tempo, criar novos postos de trabalho ao aproveitar a mão de obra local para a construção civil.


Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Helder Messiahs
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP